segunda-feira, 17 de setembro de 2012

“NÃO VOU FICAR FECHADO ENTRE QUATRO PAREDES”

Fotos: Anton Roos / Classe A


Na segunda noite do Fórum de Debate com os candidatos a prefeito, Jaime Cappellesso (PTB) avisou os professores e servidores públicos presentes que será um prefeito “amigo” de todos. “Não vou ficar fechado entre quatro paredes, sem contato com a população e com o funcionalismo público”, afirmou o candidato, vereador pelo município entre 2001 e 2004 e ex-secretário das pastas de Agricultura e Desenvolvimento Econômico entre 2009 e 2011.

    Jaime enalteceu a “coragem” dos dois sindicatos organizadores do evento e revelou que mais entidades representativas do município poderiam seguir o exemplo, dando aos candidatos oportunidades para apresentar suas propostas. “As entidades de classe representam a população muitas vezes até melhor que o próprio poder público”, comentou.

    O candidato lamentou o fato de não ter acesso ao detalhamento do orçamento para o ano que vem, o que segundo ele o impede, por ora, de traçar um planejamento mais adequado sobre as ações que irá desenvolver caso saia vencedor em 07 de outubro. No entanto, Cappellesso avisou aos servidores da educação, em resposta a primeira pergunta da noite, que irá promover um mutirão de saúde anual com todo funcionalismo público do município. “Nesse mutirão queremos contemplar exames de diagnóstico, suporte medicamentoso para os casos que necessitem, consulta médica, atendimento especializado, psicológico e psiquiátrico, tudo pela rede público, ou, caso necessário, através de convênios com a rede privada”, disse, defendendo ainda a importância de se trabalhar com a saúde preventiva.

    Em relação a outro assunto, que pauta praticamente todas campanhas eleitorais desde a criação do município, Jaime informou que pretende viabilizar a construção do “tão sonhado” Hospital do município, através de Parcerias Público Privadas (PPPs). O candidato informou que já conversou com empresários que se mostraram interessados em contribuir com o projeto. 

    Cappellesso também defendeu a valorização do profissional de educação. “No Japão o professor é o único profissional que não se curva diante do Imperador, dada a importância da educação por lá”, argumentou, ressaltando que pretende “observar na ponta do lápis os recursos do FUNDEB”, a fim de aplicá-los da maneira correta. “Direito é direito. A lei é para ser seguida e não há motivo algum para não cumprir com o que determina a legislação”, continuou.

    Em um dos questionamentos, sobre a capacitação dos profissionais de educação, Jaime novamente lamentou a falta de acesso ao orçamento para 2013. “Existem várias formas de capacitação. Temos de ir avante na Universidade Federal. É para todos. Como não tivemos acesso aos valores reais delegados no orçamento do ano que vem, a princípio, vamos trabalhar com a cessão de 10 bolsas de estudo por ano, para pós-gradução, mestrado ou doutorado. Essas pessoas que irão em busca desse conhecimento, o trarão de volta para investi-lo em nossa cidade”, decretou, antes de emendar: “temos de ter profissionais treinados na cidade”.

    Quando perguntado sobre o nome que irá ocupar o cargo de Secretário de Educação na sua gestão, Jaime lembrou que, para qualquer que seja o posto de secretariado, duas qualidades fundamentais serão exigidas: a primeira, que tenha qualidade técnica para estar no cargo; e a segunda que tenha trato com a política. “A pessoa precisa ter qualidade técnica porque é preciso ter capacidade e conhecimento para estar a frente do cargo e política porque precisamos de pessoas que saibam administrar pessoas. Que saiba dizer sim e não na hora certa. Vocês podem ter certeza, que para chegarmos a esse nome vamos conversar com as entidades de classe, sindicatos para que escolhamos o nome certo para ocupar o cargo”, disse. O candidato ressaltou que vai realizar avaliações periódicas para verificar com cada secretario para verificar se estão fazendo seu trabalho corretamente.

    Jaime informou ainda que recentemente visitou algumas escolas do município e ficou decepcionado com o que viu. “Será preciso um amplo trabalho de reforma e pintura em praticamente todas elas. Precisamos respeitar as nossas crianças e nossos professores, que fazem milagre diante do que tem a disposição hoje nas escolas”, afirmou. A respeito das escolas que funcionam em prédios alugados, além das críticas questionou se não existe algum fator político envolvido e até mesmo valor desses aluguéis. Garantiu que irá construir “gradualmente” as unidades de ensino do município, mesmo que tenha de ir a Brasília ou Salvador atrás de parcerias que viabilizem sua construção.

  Fonte: Jornal Classe A

Nenhum comentário:

Postar um comentário